26 resultados em 3 páginas Pedro Costa 26-02-2010 0:48:54 Antes de mais, quero deixar aqui os meus rasgados elogios à criação desta figura do Provedor do Adepto, sem dúvida um marco importante criado por esta direcção.
Há algum tempo que aguardava um espaço para expressar a minha opinião sobre a estrutura da Liga Portugal, e nada melhor do que este sítio para o fazer. Fui e sou um contestatário à redução de equipas da qual o futebol português foi alvo, vejamos porque:
- com 18 equipas o Porto venceu a Liga dos Campeões e a Taça UEFA, o Sporting foi à final da Taça UEFA, o Boavista foi à 2ª fase da Liga dos Campeões da UEFA e o Benfica foi aos quartos de final desta mesma competição, onde foi na altura eliminado pelo futuro vencedor desse ano (Barcelona).
- as melhores equipas europeias pertencem aos campeonatos com 18 e 20 equipas;
- as ligas com 16 equipas são manifestamente inferiores e não passam de ligas menores (a grega, a checa, a ucraniana e a russa também têm este número de equipas, e todas são ligas da periferia europeia);
- passámos a ter menos quatro jornadas por época, menos oito! que os campeonatos mais numerosos, que tem 38 jornadas; muitas vezes onde as equipas portuguesas mais perdem para as estrangeiras não é só na qualidade dos jogadores e nos orçamentos, mas sim no ritmo que elas têm por jogarem mais do que nós. Vejamos o exemplo do Espanhol e do Getafe, equipas do meio da tabela em Espanha e que não tem orçamentos por aí além, mas que há bem pouco tempo fizeram grandes campanhas europeias;
- internamente, desde que temos este formato, noto que as equipas que sobem de divisão têm tido mais dificuldade em manterem-se; - os dois primeiros classificados foram sempre os mesmos, Porto e Sporting, e neste preciso momento em que escrevo este comentário, há já uma distância de 14 pontos do terceiro para o quarto classificado;
- os ditos pequenos estão cada vez mais pequenos e os grandes cada vez mais grandes;
Conclusão: jogamos menos e o fosso entre grandes e pequenos acentua-se cada vez mais. Numa altura em que se discute a arbitragem, os túneis e as novas tecnologias, parece-me que se está a negligenciar um pouco esta questão dos quadros competitivos, que resolvida, resolveria muitos problemas.
Defendo uma nova redução, mas para 10 ou 12 equipas, com um campeonato a quatro voltas, proposta defendida por alguns. Teríamos mais jornadas e melhores equipas, as receitas dividiam-se por menos, e estar no nosso principal escalão seria um privilégio só mesmo dos melhores do país.
Não me alongarei mais. Obrigado pela atenção e as minhas desculpas pela extensão do comentário. Fico a aguardar resposta. Resposta do Provedor Caro Pedro,
antes de mais agradeço a sua mensagem bem como as palavras agradáveis que dirigiu à LPFP!
Quanto às suas sugestões, relativas à organização da Liga Sagres, serão encaminhadas.
Com os melhores cumprimentos
António Monteiro 24-02-2010 23:26:28 Gostaria de ter disponíveis as Leis do Jogo, na íntegra. Procurei, mas só vi as leis "resumidas ", que só me levantam dúvidas.
Por favor indiquem-me onde posso consultar essas leis.
Agradeço a vossa atenção.
António Monteiro
Resposta do Provedor Caro António,
agradeço a sua mensagem.
Quanto à questão que coloca pode consultar as leis do jogo em: http://www.lpfp.pt/futebol/leisjogo/index.aspx
Com os melhores cumprimentos
Cristiano Carvalho 09-02-2010 19:30:05 Boa tarde,
Sou fotógrafo amador e como tal tenho todo o entusiasmo pelo espectáculo que é o futebol. Vários amigos meus dizem que por vezes é-lhes permitida a entrada em jogos da Liga com os seus equipamentos, outras vezes é barrada sem grandes explicações, outras vezes dão explicações diversas. Por esse motivo, gostava de esclarecer esta situação de uma vez por todas, pois é complicado andar sempre preocupado com a incerteza de não conseguir entrar, ter que deslocar-me ao estádio muito mais cedo para, no caso de não poder entrar, voltar a casa e deixar lá o equipamento.
É realmente permitida ou não a entrada nos jogos com equipamento fotográfico? Esta permissão varia consoante o jogo é realizado pela Liga Portugal ou pertence a outra competição, champions league, por exemplo? No caso de não ser permitida a entrada, qual é o motivo?
Agradecia que fossem elucidativos quanto a este aspecto para que possa estar informado em situações futuras.
Obrigado por toda a atenção. Resposta do Provedor Caro Cristiano,
agradeço a sua mensagem!
Em relação à questão que me coloca aplica-se a Lei n.º 39/2009, de 30 de Julho (que pode consultar em http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/Lei%2039-2009%20de%2030%20de%20Julho%20-%20Regime%20jurídico%20do%20combate%20à%20violência.pdf):
Artigo 7.º
Regulamentos de segurança e de utilização dos espaços de acesso público
1 — O promotor do espectáculo desportivo aprova regulamentos internos em matéria de segurança e de utilização dos espaços de acesso público.
2 — Os regulamentos previstos no número anterior devem conter, entre outras, as seguintes medidas, cuja execução deve ser precedida de concertação com as forças de segurança, a ANPC, os serviços de emergência médica e o organizador da competição desportiva:
(…)
d) Instalação ou montagem de anéis de segurança e a adopção obrigatória de sistemas de controlo de acesso, de modo a impedir a introdução de objectos ou substâncias proibidos ou susceptíveis de possibilitar ou gerar actos de violência, nos termos previstos na presente lei;
Artigo 22.º
Condições de acesso de espectadores ao recinto desportivo
1 — São condições de acesso dos espectadores ao recinto desportivo:
(…)
d) Não transportar ou trazer consigo objectos ou substâncias proibidos ou susceptíveis de gerar ou possibilitar actos de violência;
Acrescento que, as revistas pessoais efectuadas pelos Assistentes de Recintos Desportivos têm exactamente o objectivo de evitar a entrada de objectos susceptíveis de arremesso e/ou de gerar actos de violência.
Veja o artigo seguidamente transcrito da Lei n.º 39/2009, de 30 de Julho:
“Artigo 25.º
Revista pessoal de prevenção e segurança
1 — O assistente de recinto desportivo pode, na área definida para o controlo de acessos, efectuar revistas pessoais de prevenção e segurança aos espectadores, nos termos da legislação aplicável ao exercício da actividade de segurança privada, com o objectivo de impedir a introdução no recinto desportivo de objectos ou substâncias proibidos, susceptíveis de possibilitar ou gerar actos de violência.”.
No mesmo sentido, convém realçar que, regra geral, as máquinas fotográficas com objectivas são sempre proibidas. Deve-se ter presente, também, que é proibida a recolha de imagens excepto se forem exclusivamente para o uso privado.
Por outro lado, é necessário salientar que cada clube ou sociedade desportiva são detentores individualmente do direito ao espectáculo desportivo, sendo que as restrições da entrada de determinados objectos mostra-se absolutamente adequada e justificada, pois é ditada por razões de funcionalidade, disciplina e ordem do espectáculo desportivo.
Com efeito, o direito de acesso aos recintos desportivos deve respeitar certos limites e condicionamentos. E, tanto é assim que mesmo para os fotógrafos profissionais ao serviço de órgãos de comunicação social credenciados para estarem presentes nos estádios, são estabelecidas restrições e condicionamentos de forma a proteger o referido direito ao espectáculo.
Espero que tenha ficado esclarecido.
Com os melhores cumprimentos joao oliveira 05-02-2010 20:08:28 Sr. Provedor, muito boa tarde. Esta é uma questão que gostaria de ver respondida o mais simples possível, para que a entenda.
Gostaria então de saber quais são os critérios utilizados pela Comissão Disciplinar para castigar o jogador Vandinho e o Mossoro do Braga?
Assim sendo, a dita agressão de Mossoro é punida com três jogos de suspensão e a alegada tentativa de agressão tem uma punição de três meses?
Quais são os factos em que se basearam?
E será que apenas e só o Braga jogou esse jogo?
Gostaria de ver respondidas as minhas questões.
Boa noite e muito obrigado. Resposta do Provedor Caro João,
antes de mais agradeço a sua mensagem!
Sobre os acontecimentos do jogo Braga-Benfica leia, por favor, o Comunicado Oficial nº 163 e os respectivos anexos (com a decisão da Comissão Disciplinar) que pode encontrar em: http://www.lpfp.pt/documentacao/pages/comunicados.aspx?page=1
Com os melhores cumprimentos
Ricardo Soares Santos 03-02-2010 18:18:30 Caro provedor,
venho por este meio demonstrar o meu agrado com o actual formato da Liga Sagres.
É com satisfação que vejo a nossa Liga tornar-se mais competitiva de ano para ano, e este está a ser o ano mais competitivo de que tenho memória, com equipas que subiram da Liga Vitalis a bater-se de igual para igual com equipas "clássicas" da Liga Sagres e, com excepção do Sporting, os maiores clubes do país estão praticamente no mesmo patamar da luta pelo título, vislumbrando-se uma decisão próxima do fim do mesmo.
A Liga portuguesa cada vez se torna mais interessante de acompanhar, quer sejam os jogos do nosso próprio clube ou dos rivais, tal é a imprevisibilidade dos confrontos entre equipas. Para isto também têm contribuído as arbitragens, que longe de serem brilhantes muito evoluíram em meia dúzia de anos. Se dantes "o clima" era de árbitros tendenciosos e comissões disciplinares corruptas, agora pode dizer-se que o "clima" é mais a imparcialidade e justiça. Continuando a haver os chamados "casos", mas esses são uma doença crónica ligada ao desporto, Futebol.
Estou de acordo com as evoluções notórias do principal campeonato português, quer na redução de equipas, quer na criação da Taça da Liga (embora ache que esta poderia ser melhorada com fases finais a duas mãos), etc. Contudo, algo me parece profundamente errado na calendarização dos jogos. Falo, concretamente, do mau hábito ganho por todos os intervenientes do campeonato português em amontoar-se os jogos no fim de semana (Sábado e Domingo), sendo a maioria deles durante o período nocturno.
Deixo a minha sugestão de distribuir-se mais os 8 jogos semanais pelos 7 dias da semana, tendo em conta, claro, os outros jogos das equipas, quer em competições europeias quer domésticas. Mas com tantas semanas de intervalo entre alguns jogos europeus e das taças portuguesas, parece-me impossível que não haja possibilidade de haver mais jogos durante os dias úteis da semana, não sendo apenas à sexta-feira e segunda-feira.
Quanto ao horário dos jogos, parece-me absurdo que se tenha de sujeitar os adeptos a jogos à noite, que, se começam tarde, mais tarde ainda vão acabar. Ainda mais no Inverno em que o clima não convida a sair de casa. É preciso ter muito amor à camisola por vezes para ir ver um simples jogo de futebol.
Sei que a "culpa" maior disto é das transmissões televisivas, mas então a Liga que tenha algo a dizer para tirar este mau hábito que se instalou nas televisões de transmitir a maioria dos jogos principais a horas de jantar.
Com isto não estou a dizer que são os telespectadores que perdem, nesse âmbito ganhamos quaisquer que sejam as horas da partida, mas se o horário fosse outro, ganhariam os adeptos, ganhariam os cofres dos clubes, ganharia o espectáculo, ganharia a Liga e, sobretudo, ganharia a cultura futebolística portuguesa.
Desculpe a extensão do comentário, e agradeço a disponibilidade.
Felicidades
Ricardo Soares Santos Resposta do Provedor Caro Ricardo,
antes de mais agradeço a sua mensagem!
Quanto às suas sugestões elas serão encaminhadas.
Espero continuar a contar com a sua contribuição para melhorar o Futebol!
Com os melhores cumprimentos
Jose Mirradinho 02-02-2010 22:16:36 Considero que a divulgação pública dos Árbitros não é benéfica e importante para o futebol. Bem sei que as coisas devem ser transparentes, mas neste caso não vejo o que se ganha com a divulgação da nomeação das equipas de arbitragem para os jogos, considerando que uma vez nomeadas e salvo raras execpções,não existe alterações às mesmas.
Nesse sentido, não entendo o que é que o futebol ganha com estas divulgações (a não ser a comunicação social e fazendo com que a polémica e a pressão seja possível), coisa que gostaria que fosse erradicada do mundo do futebol e que os adeptos olhassem mais para as coisas importantes que é o jogo em si e os jogadores!
A Liga terá que fazer algo para que os adeptos melhorem a sua cultura desportiva!
É esta a minha sugestão/proposta, para que se acabe com a divulgação pública das equipas de arbitragem para os respectivos jogos.
Obrigado pela sua melhor atenção Resposta do Provedor Caro José,
agradeço a sua mensagem e a sugestão que será encaminhada.
Com os melhores cumprimentos
Nuno Pereira 31-01-2010 15:43:49 Senhor provedor,
Entendo que se tem feito um bom trabalho nas competições profissionais desde que Hermínio Loureiro assumiu a presidência da Liga.
No entanto, há dois detalhes que convém corrigir de modo a tornar as competições profissionais mais interessantes, atractivas e competitivas.
1º - Concordo com a redução do campeonato para 16 equipas. Provavelmente um esquema de 12 equipas a 3 voltas, como na Escócia, até não era mal pensado tendo em conta a nossa realidade geográfica. No entanto, estando o campeonato com 16 equipas, sugiro que desçam 3 e subam outras 3 anualmente ou, pelo menos, que haja um play-off entre o 3º classificado da Liga Vitalis e o antepenúltimo da Liga Sagres. A Liga precisa urgentemente de mais dinamismo. É mesmo urgente que se faça isto!
Depois, a Liga tem de encontrar definitivamente outros moldes para a Taça da Liga, competição à qual deixo o meu maior incentivo e apoio, mas é um projecto que tem de ser mais atractivo.
Concordo com a final permanente no Algarve, todavia estas pequenas fases de grupo a uma mão não têm razão de ser. Também não me parece solução eliminatórias a duas mãos. Nem a uma eliminatória. Na minha opinião, devia haver uma pré-eliminatória de acesso a uma fase de grupos, com 4 grupos, onde passassem os 2 melhores de cada grupo. Assim e depois, os quartos de final e as meias seriam a duas mãos, ou seja, cada equipa jogaria uma mão em casa e fora. A Final no Algarve, visto que ninguém joga lá.
Em relação à Liga Vitalis, também deviam descer 3 equipas, pelos mesmos motivos da Liga Sagres e para estabilizar a II divisão (que deveria chamar-se III). Não está de acordo com isto? Resposta do Provedor Caro Nuno,
agradeço a sua mensagem e sugestões que serão encaminhadas.
Fico a aguardar mais contribuições suas para melhorar o nosso Futebol!
Com os melhores cumprimentos
antonio rocha 19-01-2010 13:33:21 Gostava que me explicassem o porquê de o David Luís do Benfica não ter cumprido o jogo de castigo pelo 5.º amarelo, que viu no jogo com o Porto, contra o Nacional para a Taça da Liga, mas sim contra o Rio Ave, enquanto o Fernando, do Porto, cumpriu o jogo de castigo, por duplo amarelo que viu no jogo com o Leiria, no jogo com a Académica para a Taça da Liga, porquê? Também o guarda-redes do Leiria, expulso no estádio do Dragão, não pôde alinhar no jogo da Taça contra o Sporting. Quais são os critérios? Resposta do Provedor Caro António,
agradeço a sua questão!
A questão disciplinar que apresenta está prevista no Regulamento Disciplinar que pode consultar em: http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/Regulamento%20disciplinar.pdf
Se for à página 17 e consultar o artigo 32º no seu nº 7 é referido que "A pena de suspensão por jogos oficiais será cumprida nos jogos seguintes de todas as competições em que os respectivos clubes participem …, salvo o disposto no artigo 130º-A”. Este artigo pode consultá-lo no mesmo documento na página 44.
Assim, o castigo (ex.: 1 jogo de suspensão) decorrente da expulsão por exibição de cartão vermelho directo ou de dois cartões amarelos (e consequente vermelho), no jogo da 14.ª Jornada, teve o seu cumprimento no respectivo jogo da 1.ª Jornada da 3.ª Fase da Carlsberg Cup. Porém, se o jogo de suspensão resultou, por exemplo, da acumulação de uma série de 5 (cinco) cartões amarelos (Art.º 130º, n.º 7, do RD, LPFP), o mesmo não se considerou cumprido nessa prova, (daí o “salvo o disposto no artigo 130º-A”), não sendo, por conseguinte, permitida a participação desse(s) jogadores(s) na 15.ª Jornada da «Liga Sagres» ou «Liga Vitalis».
Espero que tenha ficado esclarecido.
Com os melhores cumprimentos
Luís Marques 14-01-2010 11:36:21 Bom dia,
Gostava que me esclarecessem quais os critérios de desempate da 3ª fase da Taça da Liga.
Muito obrigado
Luís Marques Resposta do Provedor Caro Luís,
antes de mais agradeço a sua mensagem.
Quanto à questão que coloca relativa aos critérios de desempate da Taça da Liga pode consultá-los em: http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/Regulamento%20de%20competições.pdf no Anexo 3 relativo ao regulamento da Taça da Liga no seu artigo 7º, na página 52.
Para clarificar a questão da média etária (critério nº 3) veja, por favor, o Comunicado da LPFP que esclarece definitivamente essa questão em: http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/Comunicado%20oficial%20133%20-%20Época%202009-2010.pdf
Espero que fique esclarecido!
Com os melhores cumprimentos
Rui Abreu 13-01-2010 18:19:05 A minha crítica/sugestão surge no seguimento da entrega dos troféus de campeão 2006/07 e 2007/08.
Sendo o campeonato nacional a prova mais importante a nível nacional, na qual todos os adeptos depositam as suas expectativas, penso que seria muito mais bonito para o desporto a entrega dos troféus de campeão nacional ser efectuada ou na última jornada, ou no Domingo seguinte, havendo lugar a uma cerimónia por forma a valorizar o próprio troféu?
Eu, como adepto do Porto, não senti nenhuma alegria ou entusiasmo ao ver os referidos troféus serem entregues numa altura em que já estava quase a acabar outro campeonato.
Pensem nisso, a ideia não inovadora, pois é o que acontece nos outros campeonatos europeus. Resposta do Provedor Caro Rui,
agradeço a sua mensagem!
Em consonância com a sua sugestão sobre a entrega dos troféus de campeão, informo-o que a entrega do troféu relativo à época desportiva anterior (2008/2009) foi efectuada no último jogo da Liga Sagres disputado no estádio do Dragão frente ao Braga, conforme pode constatar em: http://www.lpfp.pt/noticias/Pages/Portorecebetroféudecampeão0809.aspx
Com os melhores cumprimentos
26 resultados em 3 páginas |
|